ENALATEC (Green Pharma).
Composição
Cada comprimido contém: Maleato de enalapril 5 mg, 10 mg ou 20 mg; Excipiente q.s.p. 1 comprimido.
Indicações
ENALATEC está indicado no tratamento de hipertensão essencial, em todos os graus. Hipertensão renovascular e da insuficiência cardíaca congestiva, como terapia adjuvante.
Contra-indicações
O medicamento é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade prévia ao enalapril ou qualquer outro inibidor da enzima conversora da angiotensina (paciente que tenha angioedema, durante a terapia com qualquer outro inibidor da ECA).
Reações adversas
Tontura e cefaléia foram os efeitos colaterais comumentes relatados. Fadiga e astenia foram reportados em 2% a 3% dos pacientes; outros efeitos colaterais ocorrem em menos de 2% dos casos e incluíram hipotensão, erupção cutânea e tosse. Menos freqüentemente, disfunção renal, insuficiência renal e oligúria foram relatados. Hipersensibilidade e edemas angioneuróticos de face, língua, glote e extremidades foram raramente relatados. Infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral, dor torácica, distúrbio do ritmo cardíaco, palpitações e angina pectoris foram relatados. Hepatite (hepatocelular ou colestática); icterícia, pancreatite, estomatite, dor abdominal, sonolência, confusão mental, insônia e vertigem.
Posologia
Como a absorção do enalapril não é afetada pela ingestão de alimentos, os comprimidos podem ser administrados antes, durante ou após as refeições. A dose inicial no tratamento da hipertensão arterial é de 10 a 20 mg, dependendo do grau de hipertensão, e pode ser dada uma vez ao dia. Em hipertensão leve, a dose inicial recomendada é de 10 mg por dia. A posologia deve ser ajustada de acordo com as necessidades do paciente, até o máximo de 40 mg por dia. Hipertensão renovascular: Como a pressão arterial e a função renal podem ser particularmente sensíveis à inibição da ECA, o tratamento deve ser iniciado com uma dose inicial menor (como 5 mg ou menos). A posologia, então, deve ser ajustada de acordo com as necessidades do paciente. é presumível que a maioria dos casos responda a um comprimido de 20 mg ao dia. Terapia diurética concomitante em hipertensão: Pode ocorrer hipotensão sintomática em seguida à dose inicial de enalapril. Isto ocorre mais em pacientes que vêm sendo tratados com diuréticos. Recomenda-se cautela, portanto, com estes pacientes, pois eles podem estar depletados de sal ou volume. A terapia diurética deve ser descontinuada por 2 a 3 dias antes do início da terapia com enalapril. Se isto não for possível, a dose inicial de enalapril deve ser baixa (5 mg ou menos) para determinar o efeito inicial sobre a pressão arterial. A posologia então deve ser ajustada às necessidades do paciente. Posologia em insuficiência renal: Geralmente, o intervalo entre as doses de enalapril deve ser prolongado e/ou a posologia diminuída. Insuficiência cardíaca: A dose inicial de enalapril é de 2,5 mg e deve ser administrada sob rígida supervisão médica, para se determinar o efeito inicial sobre a pressão arterial. Na ausência de, ou após o tratamento efetivo da hipotensão sintomática conseqüente ao início da terapia com enalapril, as doses devem ser aumentadas gradualmente, dependendo da resposta do paciente, até a dose de manutenção habitual de 20 mg, dada em tomada única diária ou em duas tomadas divididas, conforme a tolerância do paciente. Este período de titulação da dose pode ser realizado em 2 a 4 semanas, ou menos, se indicado pela presença de sinais ou sintomas residuais de insuficiência cardíaca.
Apresentação
Comprimidos: Caixas com 30 comprimidos de 5 mg, 10 mg e 20 mg.